Início de uma nova fase

24 Ago. 2021
Início de uma nova fase
As aulas do Colégio Unochapecó são planejadas a partir de metodologias ativas.
Gabriel Kreutz
Jornalista (Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó)

Cada etapa da vida escolar representa um novo ciclo para o aluno. Todo início de ano letivo é uma fase diferente, repleta de aprendizados e descobertas. Para os professores e o colégio, que proporcionam a realização de cada uma das etapas dos anos escolares, também é um momento especial. Ainda mais quando se trata da primeira turma. É esse sentimento no Colégio Unochapecó, que, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, iniciou suas aulas presenciais na última semana.

O Colégio Unochapecó iniciou suas atividades no dia 22 de fevereiro. Naquele momento, por conta da pandemia, tivemos que realizar nossas atividades com os alunos de forma remota. As aulas presenciais no Colégio começaram no dia 29 de março. Estamos muito contentes com a proposta desse novo modelo de ensino médio que estamos ofertando para a região de Chapecó. Sabemos que temos um ensino diferenciado, com a oportunidade de usufruir de toda a estrutura da Universidade e os mais de 140 laboratórios,

explica a diretora do Colégio, professora Marizete Matiello.

Alunos podem utilizar a estrutura de laboratórios da Unochapecó

Para garantir a segurança de todos, Marizete conta que o Colégio se preparou para receber os alunos da melhor forma possível.

Foram realizados investimentos de estrutura física para a sala de aula que tem um formato diferenciado e inovador, banheiros, sala de professores, direção e secretaria. Tudo preparado com muito carinho para receber nossos alunos. Também nos organizamos com o Plano de Contingência (Plancon), seguindo e respeitando os protocolos de segurança e higienização. Ainda, as salas amplas permitem que seja respeitado o distanciamento exigido.

De fato, uma nova fase, tanto para quem estuda, quanto para a Unochapecó. Realizadas no Bloco M, as aulas do Colégio iniciaram com uma turma do 1° ano do ensino médio, e tem como foco o protagonismo dos alunos na condução do seu processo de formação, o estímulo à construção dos seus projetos de vida, o desenvolvimento da atitude empreendedora e da cultura da inovação.

O contato com o colégio já dentro de uma universidade é o grande diferencial. As aulas são planejadas a partir de metodologias ativas e soluções de problemas, isso tem ajudado os alunos a perceberem que os conhecimentos se conectam. Ter aula a manhã toda sobre uma única área do conhecimento permite que os professores aprofundem os temas, sem precisar fracionar por 45 minutos de aula, mas sim avançar muito em termos de conhecimentos,

completa a diretora.

Mas, nada melhor do que ouvir quem está vivenciando essa nova fase na prática. Confira o depoimento de alguns alunos do Colégio Unochapecó:

Tem sido uma experiência muito interessante e proveitosa, algo que eu nunca tinha experienciado, um método completamente diferente. Fico muito feliz e não me arrependo de ter escolhido estudar na Uno!

Aluna Flávia.

Eu estou achando muito legal estudar na Uno, porque é um colégio novo e estou aprendendo muitas coisas novas

Aluno Arthur.

Estou gostando muito de estudar na Uno, porque o ambiente de vocês é muito bom, ótimo pra praticar atividades práticas como yoga, etc. O estudo da Uno se destaca dos demais porque a Uno pensa fora do convencional e por isso é um colégio que é mais destacado dos demais

Aluno Adrian.

A Unochapecó está muito feliz com o início dessa nova fase, e deseja que seja um período muito especial na vida dos alunos, que fazem parte de um modelo de ensino inovador para a região. Um ótimo ano letivo a todos.